sábado, 13 de março de 2010

Homenagem ao homem da minha vida: MEU PAI!

Escrevi esse texto há algum tempo e ele estava guardadinho. Então decidi publiclá-lo novamente com algumas alterações para homenagear o homem da minha vida: meu guerreiro, meu ídolo, minha referência, meu guru, MEU PAI.

Você nasce...é a primeira filha, o pai se tranca no quarto e toma aquele porre para comemorar a chegada dessa cidadã tão esperada e tão amada por esse pai. Chega um dia em que esse pai tão orguloso de você chega próximo ao seu berço e você o estranha, porque ele não tem tempo de estar com você, já que tem que trabalhar para poder garantir o sustento da família.

Aí vem os irmãos, aumentam as despesas, fica mais difícil ainda ver esse pai, a ponto de você passar 2 a 3 dias sem vê-lo. Ele se desespera porque perde um emprego, o dinheiro diminui, e ele tem quatro bocas para alimentar, quatro corpos para vestir, 3 mentes para educar. Sem saber o que fazer, para onde ir, que decisões tomar, se refugia no álcool, ficando bêbado todos os dias, deixando de ir ao trabalho que ainda restou. Enfim uma boa alma do emprego sente falta dele e vem saber o que aconteceu, e dá uma segunda chance a esse pai.

Um belo dia ele chega da rua e lava o banheiro de sangue em consequencia do álcool. Fica internadopor uma semana, volta para casa proibido de fumar e de beber. Passa seis 6 meses sem beber, mas não deixa o cigarro. Aí vem uma mudança (isso já voltou a beber), outro bairro, outra casa, outras pessoas.

Três anos depois mais uma vez em consequencia do álcool e do cigarro, esse pai se vai, deixando um vazio enorme nessa família, principalmente nessa filha mais velha, que estava começando a entender a doença do alcolismo, que estava contando os dias que ele ficava sem beber (3 semanas). Pena que ele não entendeu que era doente antes de mim, talvez hoje ele estivesse aqui comigo e esse texto seria diferente.

Essa filha estuda, luta para conseguir realizar o sonho desse pai: ouvir o nome dela na lista dos aprovados do vestibular. Ela consegue, embora não seja o curso que ela queira, mas entra. Conhece pessoas maravilhosas, aprende a gostar do curso (sem esquecer o que ela realmente quer) e vai levando a vida.

Por trás de toda a minha alegria, de todo o meu bom humor, existe uma filha cheia de tristeza, de incerteza, de dúvidas e de saudade. Mas também existe uma filha que tem vontade de crescer, de ser alguém, de poder dar uma boa vida para a família, de fazer com que esse pai, onde quer que ele esteja, sinta orgulho dessa filha e saber que ela o ama mais que tudo nessa vida.

Ielly Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário